Sobre o FACRA

O Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) faz investimentos financeiros de longo prazo que permitem às MPMEs e aos empreendedores a concretização de todo seu potencial de negócios.

O objectivo do FACRA é o de facilitar o lançamento e a expansão de novos negócios, impulsionar o empreendedorismo, apoiar o desenvolvimento de aptidões de negócios e promover a inovação e a eficiência das pequenas e médias empresas Angolanas. O FACRA procura ainda construir competências e capacidades tecnológicas e inovadoras nos negócios em que participa.

Sendo um fundo de capital de risco criado pelo Executivo, o FACRA é um instrumento poderoso para a diversificação da economia Angolana. O Fundo desempenha um papel particularmente importante devido ao ambiente macroeconómico actual, no qual o acesso ao financiamento por parte das MPMEs é difícil e a força de trabalho local, pouco qualificada, muitas vezes impede a expansão do negócio.

O FACRA apresenta uma alternativa ao financiamento de capital a longo prazo estável para os empresários locais e estrangeiros que procurem entrar no mercado Angolano. As empresas investidas pelo FACRA terão acompanhamento directo quer do ponto de vista estratégico e financeiro ao longo do ciclo de vida do negócio.

vision-icon

A NOSSA VISÃO

Fomentar a inovação, o empreendedorismo por via do investimento nas Micro, Pequenas e Médias Empresas, no sentido de catalisar a produção nacional nos mais variados sectores da economia real.

mission-icon

A NOSSA MISSÃO

Potencializar as MPMEs para a diversificação da economia, de modos a gerarmos mais empregos qualificados, criar melhores competências de gestão e responsabilidade empresarial a nível das MPMEs e concomitantemente uma maior oferta de bens e serviços a todos os Angolanos.

values-icon

OS NOSSOS VALORES

O FACRA assenta o seu valor em projectos Inovadores. Acreditamos que a componente de diferenciação é factor determinante para o crescimento sustentável das empresas e até das Nações, a inovação agrega valor aos produtos e gera vantagens competitivas a médio e longo prazo.

goal-icon

OS NOSSOS OBJECTIVOS

Os objectivos do FACRA estão em linha com os principais objectivos do Executivo plasmados no Plano Nacional de Desenvolvimento 2013/2017 que consubstancia-se na diversificação da economia, na promoção das exportações e na potencialização do sector privado para sua melhor contribuição das MPMEs na formação do Produto Interno Bruto “PIB”.