Os nossos critérios de investimento

Todos os investimentos do FACRA seguem um conjunto de directrizes, que asseguram que o capital do Estado está a ser aplicado de forma correta para estimular o crescimento da economia nacional.

Outras directrizes incluem o investimento em negócios que ajudem a diversificar a economia fora do sector dos recursos minerais, que gerem empregos e que promovam a substituição de importações e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas nacionais.

O FACRA é guiado pela necessidade de internacionalizar as empresas nacionais, ajudando-as a fazer negócios fora de Angola e a agregar valor e diversidade ao sector de exportação do País.

Critérios de investimento

Os critérios de investimento do FACRA foram desenvolvidos pela Comissão de Investimento do Fundo. Os mesmos apresentam com detalhe a estratégia global do Fundo, os objectivos e os sectores de investimento prioritários. Apresentam também os detalhes do tamanho do investimento, do retorno esperado, do período de detenção e do tipo de empresa alvo.

Esta estratégia foi adaptada para ter a certeza de que o dinheiro dos contribuintes é investido de forma sensata e apenas nos sectores em crescimento de Angola. O princípio orientador é o de investir em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) que tenham potencial para retornos financeiros altos, a longo prazo, e que possam desempenhar um papel essencial no crescimento do sector das MPMEs nacionais.

O FACRA procura oportunidades de investimento com empreendedores e parceiros de negócios (Angolanos e estrangeiros), com negócios inovadores e empresas de tecnologias. Apoiar a inovação é central para os objectivos do FACRA, e como tal, o FACRA está ansioso por trabalhar com empresas estrangeiras que sejam capazes de apoiar novas tecnologias, produtos ou serviços inovadores, através do co-investimento e da co-gestão de negócios Angolanos.

VALOR DO INVESTIMENTO
Até USD 8 milhões
PARTICIPAÇÃO
Participações minoritárias até o 49% sobre o valor do projecto
GEOGRAFIA
Investimentos dentro ou fora de Angola caso vão de acordo aos objectivos do FACRA
PERÍODO DE PERMANÊNCIA NO PROJECTO
De 3 à 7 anos
TIPO DE EMPRESA
Direccionado as MPMEs, constituídas maioritariamente por capital angolano, com elevado potencial de crescimento, que gere empregos qualificados e catalisa o desenvolvimento económico e social do país.
PRIORIDADES DE INVESTIMENTO
Negócios inovadores com incidência positiva para a economia angolana
  • 10-20% - Sector primário (tecnologia relacionada com a agricultura, piscicultura, gado, aves, etc
  • 30-40% - Sector secundário (materiais de construção, indústria de transformação, etc
  • 40-60% - Sector terciário (cuidados de saúde, serviços de logística, informática, educação, turismo, serviços da indústria, biotecnologia, serviços on-line, outros serviços com alto carácter de inovação
SECTORES EXCLUÍDOS
Imobiliário, mineração, de petróleo e gás