O Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) é um fundo público, criado ao abrigo do Decreto Presidencial nº 108/12 de 07 de Junho de 2012, apostado em investir nas Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) angolanas; na sua criação; inovação; e expansão dos seus negócios em Angola.
No quadro da sua missão de oferecer às MPME uma nova plataforma de investimento e oportunidade de explorar o vasto mercado Angolano, quer expandindo negócios já existentes ou lançando novas iniciativas, o FACRA realizou no dia 22 de Janeiro de 2015, um Fórum de investimento denominado o “Dia do FACRA”.
O “Dia do FACRA” representou uma ocasião chave para o empresariado nacional fortalecer as suas capacidades de investimentos, criar e reforçar redes de parcerias confiáveis, de modo a que o apoio ao empresariado flua e cresça de forma sustentada, respondendo assim aos desafios do crescimento e diversificação da economia angolana.
Os empreendedores e os negócios internacionais podem acrescentar grande valor às MPMEs Angolanas através da criação de empreendimentos conjuntos. Parceiros estrangeiros de co-investimento trazem consigo competências, inovação, capacidades tecnológicas e recursos de gestão para desenvolver os seus produtos inovadores e serviços, em Angola. Este facto, combinado com as competências e o capital do parceiro de negócios local pode ajudar as empresas estrangeiras a fazerem crescer significativamente os seus negócios no mercado local. O FACRA age como uma plataforma de ligação entre empreendedores estrangeiros dispostos a entrarem no mercado Angolano, unindo forças com os empreendedores Nacionais e co-investidores estrangeiros.